#7 Cultura negra em movimento: do palco à reflexão. Eventos, notícias e artigos
Shows, cursos, teatro e narrativas que valorizam identidades negras ocupam a cena cultural entre 18 e 27 de abril.
18 de Abril de 2025
Prezados (as) leitores (as)
A edição a segunda edição desta semana de nossa newsletter celebra a potência da arte, da memória e do pensamento negro em diferentes territórios. De Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, passando por Brasília e São Paulo, a cultura negra pulsa em palcos, telas e salas de aula.
Destaque para o show “Voz e Asalato”, com Ana Cacimba, que ecoa a força dos orixás em forma de música e memória. Também refletimos sobre representações negras na televisão com a despedida do personagem Jão, vivido por Fabrício Boliveira, e provocamos o pensamento com a crônica “O jejum é só de carne?”, neste feriado.
Confira ainda nossa curadoria com dicas de beleza, oportunidades de formação, ações afirmativas e o que vem sendo debatido no Fórum da ONU sobre Afrodescendentes.
Boa leitura!
Hamalli Alcântara, Fernanda Alcântara e
Assine gratuitamente a newsletter da Revista RAÇA e receba semanalmente nossas notícias!
Agenda Cultural: destaques de música, teatro e formação de 18 a 27 de abril
Festivais e shows celebram a diversidade cultural em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio, além de curso gratuito sobre literatura afro-brasileira
Ana Cacimba chega a Belo Horizonte com seu show intimista “Voz e Asalato”, no dia 18 de abril, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium. A apresentação une pontos dedicados aos orixás e canções autorais, em uma performance que ecoa espiritualidade, força e conexão com as raízes afro-brasileiras. Reconhecida como a primeira luthier de asalato no Brasil, Ana é descendente de quilombolas e canaliza sua herança ancestral por meio da música. Sua voz marcante se entrelaça ao ritmo hipnótico do asalato, criando uma atmosfera sensorial e potente. Veja mais.
Jão, mais que um personagem, a retratação revolucionária do homem negro
O ator Fabrício Boliveira deixará saudades pela interpretação positiva de um homem negro com todas as nossas marcas contemporâneas numa novela brasileira.
Com seu personagem Jão, na novela “Volta por Cima”, ele revolucionou a forma como os atores negros representam papéis de homens negros em geral na tela brasileira.
Historicamente, com raras exceções, têm sido relegados a nós papéis violentos, rudes e/ou sem expressão, muitos sem família, e até mesmo quando retratados como da elite,com o roteirista expressando um ideário branco, distante da nossa realidade. Continue lendo.
O Jejum é somente de Carne e Não de Racismo
É chegada a tão esperada Sexta-feira Santa, um dia marcado por tradições, reflexões e, claro, aquela famosa pausa na carne que faz com que muitos devotos católicos sintam-se santos e etéreos. É o dia em que os supermercados se enchem de peixes, as receitas de bacalhau são passadas adiante e um certo aroma de “sacrifício” paira no ar. Mas, enquanto muitos trocam o bife por uma posta de salmão, fico me perguntando: e o jejum do racismo, hein? Esse, parece que poucos se lembram de praticar. Continue lendo.
Veja também:
Uma ação que propõe um novo olhar para os corpos negros nas instituições culturais
Estão abertas as inscrições para residência artística e mentoria
Acompanhe também nossa cobertura do Fórum de afrodescendentes da ONU
Artigos de destaque
A REVISTA RAÇA conta com um conjunto qualificado de articulistas que escrevem periodicamente para o Portal da Revista Raça.
ZULU ARAÚJO. Conferência da Igualdade Racial e Justiça Racial
Conheça a Raça | Assine a Revista Raça.
Instagram | Youtube | Facebook
Boa tarde. Estou fazendo doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e parte de minha investigacao esta relacionada a Diaspora Africana. Gostaria de saber como posso colaborar com a revista atraves de artigos sobre este topico.
Atenciosamente
Antonio Regis da Silva.
Meu contato l:
EMAIL: ntndasilva@yahoo.com
TELEMOVEL: +351 926140752